Domingo, 11 de Março de 2007

O CULTO DA PERSONALIDADE

Caros colegas, vimos dar-lhes a conhecer o comentário que um colega deixou no Fórum Enfermagem. Este colega descreve a discussão insólita que teve com  o seu chefe que faz parte da (des)Ordem. Mais um caso que vem confirmar que há quem queira implantar a censura.
 

Boa tarde a todos, tenho andado afastado de tecer comentários aqui no forum, mas tenho no entanto lido atentamente as várias opiniões. Recentemente tive uma "discussão" um pouco mais acesa com o meu chefe relacionado com a Ordem, que para mim é mais uma desordem! Ele é um dos membros que faz parte do núcleo da Ordem. Sempre que alguem do serviço o abordava sobre algum assunto no que toca à ordem, desemprego, trabalho precario etc. ele nem dizia sim, nem não, retorquia apenas algumas palavras desconexadas e sem sentido, com frazes pré-feitas tipo: "faltam 20 mil enfermeiros", ao que eu lhe respondi "mas há mts colegas que estão no desemprego, e cada vez se estão a formar mais enfermeiros e há cada vez + escolas, actualmente já são + de cinquenta", ao que ele respondeu "mas há falta de enfermeiros, e essas 50 escolas não chegam". estando farto deste discurso eu resolvi imprimir alguns dos comentários aqui do forum enfermagem, para ele ver o desespero de alguns colegas que já foi o meu pois tamém já estive 5 meses no desemprego...A cara dele e reacção quando viu aquilo...deu-me um raspanete, "foste gastar 6 folhas ao hospital para imprimir estas bacoradas....ainda por cima isto não é nenhum documento da ordem...tas sujeito a um processo disciplinar....à bastonária ... deves-lhe respeito..." Não vou dizer o resto porque cada vez que penso nisto, sinto que cada vez mais estamos entregues a nós próprio... Perguntei a mim próprio s tinha cometido algum crime por ter imprimido aquilo dado que pode ser visto por toda a gente na net, e em nenhuma das 6 páginas havia um comentario que ofendesse o que quer que fosse, mas apenas a opinião dos colegas. Repensando melhor Penso que fiz mal em imprimir. Não vou dizer que a culpa da nossa situação é exclusiva da Ordem, porque é falso! O estado, Todos nós temos uma parte da culpa, porque somos uma classe dividida. Os nossos superiores não defendem os nossos interesses e são mts vezes os primeiros a nos atacar... Bem mas deixando de lado este desabafo o que fazer para mudar?
- em primeiro sinto que existe um problema nas escolas, professores que mts vezes fomentam a desunião dos alunos, que se vai repercutir no futuro;
- Depois há demasiadas escolas, vagas, o que implica uma formação massiva de enfermeiros;
- O estado, que tem um papel nas políticas de saúde, considero que está a assassinar o SNS e a lançar um ofensiva aos direitos dos trabalhadores..
- A ordem, sindicatos etc, pela inercia, ausência de ideias, planos estratégias visão real da enfermagem e realidade do país.
- Nós porque aceitamos trabalhos em condições que mts vezes em nada dignificam a nossa profissão, porque fazemos duplos, triplos (o que tb tem mt a haver com o facto de a nossa renumeração de baixa, não somos pagos de acordo com as nossas habilitações...); a nossa falta de auto-estima, espiríto de equipa, coesão...

Antes de mais, colega podes ficar de consciência tranquila que crime não cometeste de certeza!

A frase que carregámos a vermelho e que corresponde à resposta do enfº chefe é, para nós, um misto de tragédia com comédia!

Quanto às 6 folhas que o colega imprimiu, a verdade é que é preocupante ver que o uso de 6 folhas e de alguma tinta de impressão, podem ser as grandes causas dos défices orçamentais nas instituições de saúde. Este enfº chefe descobriu, finalmente, a solução para os buracos financeiros - toca a cortar nos gastos com folhas e tintas para impressão. É incrível como o ministro Correia de Campos não conseguiu ver isto! Ai ai sr. ministro...

Depois, mais uma vez, temos outro dirigente da OE que persiste em dizer que, mencionar as palavras subemprego e desemprego, é dizer bacoradas. Meus amigos, façamos uma petição a exigir a remoção destas palavras dos dicionários de Língua Portuguesa.

Por fim, temos algo realmente surpreendente. Um enfermeiro sujeito a lhe ser instaurado um processo disciplinar, sem razão aparente. Será que foi por ter gasto as 6 folhas mais a tinta? Será que foi por ter mostrado opiniões que eram proferidas por outros?

à bastonária ... deves-lhe respeito... Enfermeiros de Portugal, sugerimos que, em todos os locais onde possam estar enfermeiros e futuros enfermeiros, se coloque uma fotografia da nossa bastonária para que possamos rezar por ela, para que lhe possamos prestar homenagem por tudo aquilo que ela faz por nós. Avé Bastonária... 

Há uma coisa que nos deixa bastante preocupados: o juramento profissional ainda não inclui o ponto de veneração do líder. Esta é uma falha enormíssima da OE! Nós queremos adorar a nossa bastonária, exigimos a criação de um altar com uma estátua para que possamos lamentar todos os nossos infortúnios, sem obter resposta, já que o que temos feito com a pessoa in vivo é a mesma coisa!

E todos aqueles que ousem dizer mal da Santa Bastonária e da Santa (des)Ordem são uns hereges!

Enfermeiros Unidos

publicado por enfermeirosunidos às 20:35
link | favorito
De Anónimo a 12 de Março de 2007 às 18:14
Retirado do blog ENFERMAGEM XXI, a propósito da Assembleia Geral da Ordem de 17 de Março:

"A minha pergunta é, depois das críticas que por essa blogosfera se faz à Ordem e à sua Bastonária, quantos de nós terão a frontalidade e a coragem de o fazerem no local próprio que é a Assembleia Geral?...

E já agora, porque estas reuniões são sempre feitas em Lisboa, porque não programar uma forma mais organizada e económica (pq os tempos são difíceis) para todos podermos estar presentes nesta reunião, da qual fazem parte pontos de ordem extremamente importantes e decisivos para o presente e futuro da Enfermagem em Portugal?"

Eu também quero ver quantos é que os "têm no sítio"!!!...



De JORNADAS SAUDE MATERNA a 21 de Janeiro de 2008 às 23:37
DIAS 15-16 DE FEV. TEATRO MUNICIPAL DE ALIJO, JORNADAS DE SAUDE MATERNA.

CONSULTA O PROGRAMA NO FORUM DE ENFERMAGEM.

INSCREVE-TE


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre nós

.pesquisar

 

.Abril 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
17
18
19
20
21

22
23
24
25
27
28

29
30


.posts recentes

. AGRADECIMENTO

. Assembleia Extraordinária...

. APELO À SENSATEZ!!!

. O CULTO DA PERSONALIDADE

. Carta Secreta! (Humor)

. DATA DE RECEPÇÃO DAS PETI...

. Ter rosto ou não ter? Eis...

. PETIÇÕES - A LUTA VAI COM...

. Enfermeira precisa-se! Ma...

. Em resposta a...

.arquivos

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.subscrever feeds